Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Marabazinho terá início dia 11

Lemar definiu Marabaense de categorias de base
A Liga Esportiva de Marabá (Lemar) reuniu na noite da última quarta-feira, os dirigentes do futebol de base de Marabá para definir o início do Campeonato Marabaense de 2013, cujo recurso foi liberado pela prefeitura de Marabá, e contempla as categorias Sub-12 (2002/2003), Sub-14 (2000/2001), Sub-16 (1998/1999) e Sub-18 (1996/1997).
As competições já foram confirmadas pela Lemar com oito clubes em cada faixa etária, sendo que os dois últimos serão rebaixados para a Segunda Divisão das categorias de base, enquanto os dois melhores da competição da Associação das Escolas de Futebol de Marabá ascendem ao campeonato da Lemar, da temporada 2014, considerada a Primeira Divisão.
A fórmula de disputa de todas as categorias ficou acertada com todos os oito clubes jogando entre si, classificando-se os quatro melhores disputam as semifinais, com os dois primeiros atuando pelo empate para ir à final, aonde os finalistas jogam em igualdade de condições.
Durante a realização da Copa Centenária, a Lemar determinou que somente participariam do Campeonato Marabaense de 2013, os clubes que se legalizassem, fato que fez o secretário de esportes Erton Gaúcho a implantar o Projeto Parceria, que ofertou lucros de, no mínimo, R$ 2.500,00 para cada escolinha, porém, a maioria dos dirigentes gastou o dinheiro e não documentou sua entidade, fazendo-a existir de fato e de direito.
Por seu turno, a Lemar abriu exceção e permitiu que as equipes sem documentação participassem de suas competições, infringindo as determinações que ela mesmo havia imposto quando da realização da Copa Centenária.
Outro fator que não agradou a diretoria do Camisa 10 foi a permissão pra que crianças de qualquer idade atuem sem caneleiras e com chuteiras com travas de alumínio, cuja autorização infringem as regras oficiais em vigor para o futebol de base, além do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Por outro lado, a Lemar cedeu ao bom sendo e permitiu que na categoria Sub-12, os atletas não sejam advertidos com cartões, mas substituídos, podendo retornar no jogo seguinte, enquanto o número de substituições ficou em aberto, e o atleta pode entrar e sair do jogo, quantas vezes forem necessárias.
Nas quatro categorias os clubes que integram a competição são: Curitiba, Marabá Society, Transamérica, Tocantins, Marabazinho, Francisco Coelho, Duque de Caxias, Projeto Ale, Camisa 10, Marabá Society, Studantil, PAD e Asfem, sendo que alguns clubes participam de uma ou duas categorias apenas.