Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Campeão não entra!

ARTIGO
Pare: Campeão não entra!
Alguém poderia me explicar o que acontece, normalmente, quando um time consegue ser campeão de uma competição?
No meu entender (que não superar o poder de compreensão de ninguém) a equipe campeã de uma competição, deveria ser convidada para a competição seguinte, como forma de parabenizá-la pela conquista, além é claro de valorizar ainda mais a competição em voga.
Pelo menos é assim que acontece com os campeões de Série D, que sobre para C, que sobem para B, que sobem para A, e que garantem vaga na Libertadores. Até aqui acho que estou certo.
Senão vejamos; em 2010, o Serviço Social (o quê?) da Indústria (Sesi), convidou o Camisa 10 para disputa da primeira edição da Copa PAF (Projeto Atletas do Futuro), cujo time sagrou-se campeão das três categorias (Sub-10, 12 e 15), esse foi fator determinante para no ano passado o tradicional e organizado time não merecer sequer ser lembrado, em favor de equipes desorganizadas e recém-criadas. No apagar dos refletores, uma equipe foi convidada, mas a vaga foi dada ao Grêmio, que, por não ter a categoria Sub-15, optou por levar os garotos do Camisa 10, onde Reizane Alves trabalhava. Resultado: Camisa 10 campeão novamente.
Para este ano novamente o Camisa 10 não foi convidado, e as vagas dos desistentes foram doadas para Transamérica e Beira Rio, sem que o time que sempre deu bons exemplos dentro e fora de campo fosse lembrado. Enquanto em Belém, Remo, Paysandu, Tuna, e outras entidades de peso dão brilho à Copa Sesi, mesma competição de Marabá, só que, com nome diferente, aqui, a coisa funciona de outra forma. Mas, o time em questão não perde nada com isso, aliás, pelo contrário, a competição é que deixa de crescer e se tornar atraente em todos os sentidos.
A mesma coisa aconteceu na Copa Adrenma, que foi organizada pela entidade de desporto em 2011, cujo campeão foi o Camisa 10, e exatamente com vitória por 2 a 0 diante do time anfitrião, que garantiu vaga na final atuando com dois jogadores acima da idade permitida, sem ter sido punida por isso.
Este ano, o coordenador da categoria de base da Adrenma realizou uma copa em homenagem ao aniversário da Adrenma, e só convidou o Camisa 10 depois de muita insistência de alguns integrantes da competição.
O Camisa 10 estreou, no começo de abril, ganhando do time da Adrenma por 5 a 0, depois, na semifinal, bateu o Beira Rio por 4 a 0, porém, até esta data de novembro, a competição nunca foi decidida, em que pese os times terem pago suas taxas de inscrição e arbitragem. A única resposta possível neste momento é a de que CAMPEÃO NÃO ENTRA. Eu mereço!