UFC 140:
Jones ‘apaga’ Machida, Minotauro é finalizado
e Minotouro salva noite brasileira no Canadá
Penúltimo UFC do ano, o capítulo 140 da organização foi realizado sábado (10), em Toronto, no Canadá, e serviu para fortificar uma grande constatação: Jon Jones é o lutador mais completo e letal da nova geração.
Na disputa principal da noite, o campeão meio-pesado (até 93kg) finalizou o carateca baiano/paraense Lyoto Machida com uma guilhotina no segundo assalto e alcançou a sonora marca de quatro vitórias em quatro lutas em 2011.
Nos demais destaques, os irmãos Nogueira ficaram no 1 a 1. Rogério Minotouro detonou Tito Ortiz e Rodrigo Minotauro foi finalizado por Frank Mir, ambos no primeiro assalto.
A adrenalina para o melhor combate estilístico do ano visivelmente transbordava no octógono do UFC 140. Jon Jones e Lyoto Machida começaram de foram cadenciada e com muito estudo. As entradas e saídas do raio de ação foram constantes em ambos os lados. No momento mais contundente, o brasileiro acertou bom direto de esquerda no rosto de Jones, que logo conseguiu se recuperar e seguir no desafio.
Na segunda parcial, a receita das distâncias se manteve até a metade. Machida teve bons momentos de contragolpes, mas Jones soube ser letal no momento certo. Ao encurtar a distância, derrubou Machida e usou o já conhecido controle de pulso seguido de cotovelada no ground and pound (ataques com adversário caído) para abrir fundo corte na testa do carateca.
A ferida foi suficiente para desconcentrar Machida. Após rápido atendimento médico, a luta prosseguiu e, na troca de golpes, foi a vez de Jones acertar pesado direto que levou o oponente ao solo. Rapidamente, o norte-americao clinchou o brasileiro contra a grade e aplicou uma guilhotina (estrangulamento invertido) com torção. O golpe foi tão eficiente que Machida literalmente apagou em pé e desabou na hora em que o árbitro interrompeu a luta.
"A hora que a cotovelada entrou, a vista ficou embaçada e perdi a concentração. Gostaria de fazer outra luta contra Jones algum dia, mas até lá tem muita coisa para acontecer. Meu caminho no UFC continua", disse Machida na coletiva pós-luta.
Erro cabal - A esperada revanche entre Minotauro e Mir começou truncada. Nogueira arriscou alguns jabs e logo foi para o clinch. Quando a distância aumentou, o brasileiro acertou dois socos em cheio no queixo de Mir, que praticamente ficou nocauteado em pé.
Minotauro tentou acertar mais golpes no solo, mas optou em tentar finalizar. E justamente aí cometeu o erro cabal. Ao tentar pegar as costas do norte-americano, Mir rapidamente inverteu a desvantagem e encaixou uma kimura (chave de braço). Minotauro ainda tentou o giro para se desvencilhar, mas não adiantou. O golpe claramente quebrou o braço e forçou Nogueira a bater em desistência.
Com a vitória, Mir entra para a história do MMA por ser o primeiro a nocautear Minotauro (no primeiro desafio entre ambos pelo UFC, em 2008), e agora se tornou o primeiro a finalizá-lo.
Rápido e doloroso - A luta entre Minotouro e Tito Ortiz começou eletrizante. As trocas de socos e clinches foram intensas, até que Nogueira inteligentemente se esquivou e aplicou um cruzado de esquerda que abalou o oponente. Em seguida, mandou joelhada na costela e o oponente foi ao solo. O castigo seguiu no ground and pound (ataques no chão), com diversos socos e cotoveladas nas no tronco, que minaram Ortiz para valer até o árbitro interromper o combate e decretar o nocaute técnico.
Card principal
Jon Jones finalizou Lyoto Machida (gulhotina)
Frank Mir finalizou Rodrigo Minotauro (kimura)
Rogério Minotouro derrotou Tito Ortiz por nocaute técnico
Brian Ebersole derrotou Claude Patrick por decisão dividida
Chan Sung Jung nocauteou Mark Hominick
Card preliminar
Igor Pokrajac nocauteou Krzysztof Soszynski
Constantinos Philippou nocauteou Jared Hamman
Dennis Hallman finalizou John Makdessi (mata-leão)
Yves Jabouin derrotou Walel Watson por decisão dividida
Mark Bocek derrotou Nik Lentz por decisão unânime
Jake Hecht derrotou Rich Attonito por nocaute técnico
John Cholish derrotou Mitch Clarke por nocaute técnico (Fonte – Yahoo.com)