Palavra de Deus
“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vos teria dito; vou preparar-vos lugar.
E, se eu for e vos preparar lugar virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.” (João 14.1-3)
Mensagem do dia
Tudo Novo
Eu gosto muito mais dos sonhos de amanhã do que da história do passado. (Thomas Jefferson)
Você tem visto cada novo dia como um novo começo
– Um dia que se inicia em sua vida como uma nova página, branca, limpa, trazendo consigo imensas possibilidades, ou ao se levantar pela manhã você só se lembra das oportunidades perdidas de ontem?
Começar um novo dia com os pensamentos voltados para o dia anterior é como escrever num quadro-negro que nunca foi limpo, desde o semestre escolar do ano passado.
Aquilo que você escrever será difícil de entender, misturado e confundido com outras velhas mensagens.
A melhor maneira de começar um novo dia é tratá-lo como ele realmente é: novo.
Diga a você mesmo hoje: Não existe nada que eu possa fazer hoje que venha mudar a direção de ontem.
A seguir, escreva em frente da sua escrivaninha ou geladeira: Apenas Para Hoje.
Coloque ali seus alvos para as próximas 24 horas.
No final do dia jogue a sua lista fora, e amanhã comece uma completamente nova... (Nélio Da Silva)
Semel, enfim, no
caminho certo
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, capitaneada por Elza Miranda, através do seu departamento de desporto, cuja titular é a competente Rosângela Botelho, dá amostra de como a importante pasta governamental deveria ter trabalhado desde o início.
Além de cancelar o contrato com o Projeto Zico 10, que traz mais custo do que benefício ao município, pretende instalar um projeto esportivo para quase 3 mil crianças, em parceria com as escolas de futebol já existentes na cidade há mais de duas décadas.
Todos os pólos de treinos dos atletas absorverão orientadores da Semel e instrutores das entidades de cada bairro.
Para dar início a este importante projeto de receberá a nomenclatura de FUTESCOLA, numa alusão ao futebol e as escolas, tanto de futebol (que não serão perseguidas pela entidade, mas inseridas neste projeto como acontece em todos os outros municípios) como as escolas educacionais (que deverão ser parceiras do projeto fornecendo as notas do alunado para acompanhamento escolar dos alunos, pelo projeto FUTESCOLA).
Como parte principal do projeto está a preparação dos instrutores que irão orientar a criançada, e para preparar os instrutores locais, será contratado o experiente Carlinhos Dornele.
Ele ministrará um curso de 40 horas denominado Curso de atualização profissional e capacitação de instrutores de futebol comunitário de Marabá-Pará.
Os Objetivos são: - Facilitar a Compreensão dos elementos norteadores do treinamento esportivo para a formação do futebolista;
- Possibilitar a compreensão dos processos que orientam a indicação de exercícios físicos para crianças, visando a formação do futebolista-cidadão.
- Viabilizar o reconhecimento e o entendimento da orientação dos principais métodos do ensino-aprendizagem-treinamento para a iniciação esportiva do futebol, e a formação do atleta cidadão.
Ementa: Educação física esporte e saúde; o movimento humano e a aprendizagem; O treinamento esportivo; o futebol, origem e afirmação como elemento de interação, integração, socialização, educação e estratificação social; o ensino-aprendizagem-treinamento do futebol para crianças e adolescentes; o ensino do futebol como desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo; a prática motora-cognitiva no ensino do futebol sob orientação do crescimento e maturação de crianças e adolescentes; a aprendizagem motora o treinamento técnico e os métodos de ensino; o desenvolvimento da capacidade de jogo e o treinamento técnico e tático pelo método cognitivo situacional.
Síntese Curricular do docente: Professor Msc. Carlos Dornele Rocha (CREF-PA 001225), Mestre em psicofisiologia, bolsista produtividade do CNPq, orientador de Doutorado e Mestrado (vide Currículo Lattes CNPq); Professor de futebol, Fisiologia do exercício e treinamento das atividades físicas da UEPA; Treinador de Futebol; coordenador técnico do Clube Esportivo Ananindeua.
O curso poderá ser realizado em dois fins de semana, com utilização de sexta feira no período noturno; sábado em dois períodos e domingo em um período.