Sociedade foi fundada no início dos anos 70 |
Surgimento do Centro
Esportivo Marabaense
Os esportistas que praticavam e organizavam o futebol de Marabá, desde a década de 40, tristes pelo fato de os jogadores de futebol não serem compromissados com os clubes, decidiram criar uma entidade que atendesse àquela demanda.
Naquela época, por falta de normas e regras, existiam jogadores que começavam uma partida atuando por uma equipe, mas encerravam o jogo pelo outro time.
Para coibir este ato ante-desportivo, os dirigentes se reuniram num espaço cedido no colégio José Mendonça Vergolino para criar um órgão capaz de organizar e moralizar a prática do futebol em Marabá.
Com esta pretensão, na primeira quinzena de janeiro de 1968 instituíram o Centro Esportivo Marabaense (CEM), sob a presidência do esportista José Eduardo Barbosa Pontes, e de seus auxiliares: Geraldo Roge Normando, Darci Aires, Raimundo Barata e Raimundo Monteiro Rodrigues.
No dia seguinte, através de doação do professor Eduardo Abdelnor, diretor do José Mendonça Vergolino, receberam formulários de boletins escolares, que seriam utilizados para inscrição de clubes e atletas ao CEM, cuja entidade promoveria torneios, e eventos diversos envolvendo as associações e entidades.
Ainda na mesma década, Bangu Esporte Clube Benficente, Clube Atlético Marabá, Associação Cultural Recreativa Operário Beneficente, e Grêmio Recreativo Tocantins, através de seus dirigentes: Raimundo Barata, Miguel Chamon, Luzimar Lopes de Brito, Edmelcio Gomes e Raimundo Cunha, reuniram-se sob a presidência do Dr. Nilo Abbade, que naquela ocasião representava o gestor municipal Leonel Mendonça Vergolino, visando transformar o Centro em Liga Esportiva de Marabá.