Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Notícias do dia 13 de maio

Palavra de Deus
“Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que se irritaram contra ti; tornar-se-ão nada e os que contenderem contigo perecerão. Buscá-lo-ás,mas não os acharás, e os que pelejaremcontigo tornar-se-ão nada, e como coisa que nada são os que guerrearem contigo.
Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita, e te digo: Não temas, que eu te ajudo” (Isaías 41.11-13)


Mensagem do dia
Encoraje-se diante das situações que muitos complicam, acham difícil ou impossibilitam e note como tudo se torna fácil até demais.
Cultive sempre o bom humor, evite dar más respostas, mantenha a alma sempre em estado de paz, porque a alegria sempre foi e sempre será remédio para o coração.”

Palestra de Simon será amanhã
Neste sábado (14), a partir das 8 da manhã, acontece no Ginásio Olímpico Renato Veloso, na Folha 16, o primeiro simpósio sobre arbitragem, cujo preletor será o renomado árbitro Carlos Eugênio Simon (FIFA-RS), que apitou a última Copa do Mundo, na Africa do Sul, e que falará aos interessados sobre: regras do jogo, técnicas de arbitragem, orientações da Fifa e outros fatores relacionados à questão da arbitragem.
Simon está vindo à Marabá pela segunda vez, tendo sido a primeira em maio de 2010, quando veio apitar aum jogo entre Águia e Paysandu, válido pelo segundo turno do Campeonato Paraense daquele ano.
Depois de terfeito amizade com João Alves Primo, hoje integrante da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), Simon se coolocou à disposição para palestrar em Marabá, e esta é a primeira palestra que ele fará no país, após ter sido nomeado pela CBF como a maior autoridade de arbitragem no país.
A segunda palestra será no domingo (15), em Macapá, estado do Amapá.
Os interessados deverão se credenciar até 8:30 de amanhã, minutos que antecedem a esperada palestra, que está atraindo desportistas de várias cidades do estado.
Os interessados devem contatar o professor João Alves Primo pelo (94) 9661-0953 (vivo) e (94) 8135-1051 (TIM).
Internacional decide mais um título na ADBL
 2ª Copa Carlos Henrique
será disputada por 25 times
Contando com a organização da Associação dos Desportistas do Bairro Liberdade (ADBL), começa no próximo dia 21, a segunda edição da Copa Carlos Henrique, que homenageia o pequeno garoto, filho de Celzamar Oliveira, o Incansável Zim, presidente da entidade de organização de desporto.
Do torneio tomarão parte 25 times, sendo três grupo de seis time e um de sete, de onde passam os dois melhores para as quartas de final.
Os jogos que serão realizdaos entro do grupo estão assim delienados:
Tocantins KM 8 x Portuguesqa, dia 22, às 08h30; Real Vitória x Verdão, às 14 horas; e Atlético Paraense x Estudiantes, às 16 horas, todos no campo Carecão; ambos pelo grupo A
Já o grupo B aponta os seguintes jogos: Consagrado x Os Parentes, Às 164 horas; e Gaviões x Vilareal, às 16 horas, no sábado, no Carecão, enquanto no domingo, 22, jogam América x Cruzeiro, às 10h30.
Pelo Grupo C as partidas são:BEC x Flamengo, no sábado, 21, às 16 horas, no campo da Madecil, que também sedia: CRB x ACNP, às 08:30, de domingo, 22; e Amapá x Grêmiio Cidade Nova, às 16 horas de domingo, dia 22.
Já o grupo D, que conta com sete times, onde o União Vitória folga na primeira rodada, confirmou os seguintes jogos para a arodada de abertura: Studantil x Beira Rio, às 10h30, de domingo; PSV x Comercial, domingo, às 14 horas; e 5 de Julho x Náutico, sábado, às 14 horas, todos na Madecil.
DECISÃO – A final da 10ª Copa Inverno será realizada no próximo dia 29, às 08h30, no campo Carecão, eneolvendo Internacional x União Vitória, cujas equipes passaram à final após eliminarem Vilareal e Amapá, respectivamente. 


João Salvador e Heriomar empossados na Adrenma
Adrenma empossa nova diretoria
A diretoria da Associação Desportiva e Recreativa da Nova Marabá, (Adrenma), eleita no último dia 7, foi empossada na noite de ontem (12), em solenidade muito concorrida, que teve espaço no salão de ventos da Asfem (Associação dos Ferroviários de Marabá), na Folha 17.
Na ocasião compareceram vários dirigentes de clubes da Primeira e Segunda Divisão de Marabá, assim como torcedores, empresários e políticos, entre eles Miguel Gomes Filho, o Miguelito, superintendente do SDU, assim como Lucivaldo Mendes, do setor de Posturas da Secretaria de Obras, o advogado Roberto Salame Filho, que representava o deputado estadual João Salame Neto, e Erton Gaúcho, encarregado de representar o prefeito de Marabá Maurino Magalhães, que estava em Belém, à serviço da prefeitura de Marabá.
Depois das boas vindas dadas por esse cronista esportivo, todas as autoridades tiveram direito ao uso d apalavra o que fizeram com brevidade, elogiando a diretoria da Adrenma e desejando sorte na administração da entidade no próximo mandato que compreende o biênio 2011/2012.
Gaúcho garantiu que por determinação de Maurino anunciaria que o Piçarrão será entregue à comunidade esportiva da Nova Marabá no final de junho, cujo anúncio foi motivo de efusivo aplauso.
“Aproveito para agradecer minha família que está toda presente, assim como meus parceiros, e me coloco à disposição do esporte de Marabá”, enfatizou Heriomar Pereira, presidente reeleito da Adrenma, que terá como vice o desportista João Salvador; diretor de esportes José Mineiro; Relações públicas, Marinho Silva; Secretária, Cibele; entre outros membros da entidade de organização de desporto.

Heriomar assina ata de posse da Adrenma

Público e autoridades lotaram salão da Asfem, na Folha 17

Tião Costa, um dos fundadores conta história da entidade

Dando sequência à apresentação dos clubes que disputarão o grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro, hoje apresentaremos o Rio Branco, do Acre.

Rio Branco Football Club
Rio Branco Football Club (conhecido por Rio Branco ou Estrelão, e cujo acrônimo é RBFC) é um clube poliesportivo brasileiro sediado na cidade de Rio Branco, no estado do Acre, e que tem como principal modalidade o futebol.
As cores do clube - presentes no escudo, uniforme e bandeira oficial - são o vermelho e branco; Seu mascote é a Estrela Solitária, símbolo da Revolução Acreana, que também está presente na bandeira do Estado do Acre. A estrela representa a vitória e a Independência do Acre. Segundo o Hino Acreano, a estrela possui a cor vermelha em homenagem aos heróis acreanos, que derramaram os seus sangues na guerra contra a Bolívia para a libertação do estado, na chamada Revolução Acreana. A Estrela Solitária esteve sempre presente na vida do clube, que em seu primeiro uniforme já a estampava em cor vermelha , no centro da camisa branca.
Seus principais triunfos rendem 40 Campeonatos Acreanos, 3 Copas da Amazônia e uma Copa Norte, conquistada de forma invicta no ano de 1997, garantindo ao clube uma vaga na Copa Conmebol, tornando-se o primeiro clube da Região Norte a disputar uma competição oficial sul-americana.
Fundação
O Rio Branco foi fundado na noite do dia 8 de junho de 1919, em uma reunião ocorrida no Eden Cine Theatro (no local do Cine Teatro Recreio), na Rua 17 de Novembro no 2° Distrito da cidade de Rio Branco. A reunião foi convocada pelo advogado amazonense Dr. Luiz Mestrinho Filho, o qual estava na cidade para presidir uma comissão de inquérito na Agência dos Correios. Compareceram ao todo 16 pessoas, entre os quais estavam Nathanael de Albuquerque, Conrado Fleury, José Francisco de Melo, Mário de Oliveira, Luiz Mestrinho Filho, Alfredo Ferreira Gomes, Manoel Vasconcelos, Francisco Lima e Silva, Pedro de Castro Feitosa, Jayme Plácido de Paiva e Melo, que assinaram a primeira ata do clube.
No mesmo dia da fundação, foram sugeridos por Luiz Mestrinho o nome do clube (em louvor à cidade e ao Barão do Rio Branco) e as cores vermelho e branco. Como primeiro presidente do Rio Branco, foi escolhido o Sr. Nathanael de Albuquerque.
Após eleita a primeira diretoria, o clube recebeu a doação de um terreno no local onde hoje está situada a Praça Pláciso de Castro, por parte do prefeito, Dr. Augusto Monteiro. O terreno doado consistia em uma área de mata nativa, que em poucos dias foi substituída por um campo de terra batida para, mais tarde, tornar-se a sede social do clube.
A primeira partida oficial disputada pelo Rio Branco ocorreu no dia 14 de julho de 1919, com vitória por 5 a 0 sobre o Militar Foot-Ball Club, equipe da Polícia Militar do estado. O primeiro uniforme do Rio Branco era totalmente branco, com uma grande estrela vermelha no local do distintivo da camisa.
Primeiros Jogos
Em seu primeiro ano de existência, o Rio Branco disputou nove amistosos e venceu todos, sendo primeiro por 5 a 0, diante do Militar, em 14 de julho.
Ainda não existia uma estrutura clubística, sequer uma mentora para organizar o futebol.
A Primeira Derrota
Em 1920, o Rio Branco continuaria a colher louros no futebol, mas conheceria no último jogo do ano o amargo sabor da derrota que tanto impunha aos rivais. Os jogos de 1920:
Primeiros Títulos
O ano de 1921 marca a criação da Liga Acreana de Esportes Terrestres (LAET). O Rio Branco foi um de seus fundadores, juntamente com o Acreano Sport Club e o Ypiranga Sport Club. A associação recém-criada promoveu a disputa de um torneio, a Liga Torneio Initium, no dia 9 de junho daquele ano. O Rio Branco sagrou-se campeão, vencendo o Acreano por 10x0 e o Ypiranga por 2x0.

Estádio José de Melo, lar do Estrelão
Dez anos depois de sua fundação, o Rio Branco inaugurava o seu estádio próprio no dia 8 d ejunho de 1929, em um terreno oferecido pelo fundador e chefe de Polícia, José Francisco de Melo e a sua esposa, dona Isaura Parente. O estádio foi batizado de Stadium José de Melo, e está localizado na Avenida Ceará. É lá onde a sede do clube se encontra até os dias de hoje.
Estrela Solitária
Nas décadas de 30 e 40, o Rio Branco reinava absoluto no futebol do Acre, conquistando nada menos do que 13 títulos estaduais consecutivos, entre 1935 e 1947, sendo doze deles organizados pela LAET e o primeiro campeonato organizado pela Federação de Futebol do Estado do Acre (FFEAC) (criada em 24 de janeiro de 1947). Na anos 1950, o clube faturou mais cinco títulos estaduais.
Entre 1964 e 1970, o Rio Branco amargou um jejum de títulos, algo incomum para um clube acostumado com conquistas. A torcida teve que esperar até 1971 para comemorar outro campeonato.
A Conquista do Norte
Após a implantação do profissionalismo no futebol acreano em 1989, o Rio Branco consolidou seu domínio local.
O ano de 1997 ficou marcado como o ano mais importante do clube até o momento, com a principal conquista da história do clube: a Copa Norte. Após estrear na competição com um empate sem gols com o Ji-Paraná-RO, o Rio Branco passou por Baré-RR (1x0), Independência (1x0) e goleou o Nacional-AM (4x1), garantindo o primeiro lugar em seu grupo e, consequentemente, a vaga para a final.
Elenco campeão do Norte, em 1997
O adversário da decisão foi o Clube do Remo. No primeiro jogo, no José de Melo, um empate sem gols. Na decisão em Belém, o Rio Branco não tomou conhecimentos do time mandante e venceu o Remo em pleno Estádio Mangueirão pelo placar de 2 a 1, com gols de Palmiro e Vinícius. A conquista permitiu que o Rio Branco fosse a primeira equipe da região Norte a disputar uma competição sul-americana: a Copa Conmebol.
O dia 27/08/97 foi um marco importante para o Rio Branco e para o futebol do Norte: Era a estreia na Copa Conmebol. O jogo era na Colômbia, contra o Deportes Tolima. Em um jogo bastante equilibrado e pegado, o Rio Branco saiu da Colômbia com uma derrota por 2x1. No jogo de volta, dia 03/09/97, no Estádio José de Melo lotado, o Rio Branco partiu para cima, em busca do resultado. O time colombiano foi para o jogo pensando no regulamento, jogando todo atrás. Mas foi aí que brilhou a estrela de Gomes, que marcou o único gol da partida, levando o jogo para os pênaltis. Porém nas penalidades, o Estrelão saiu derrotado por 3x1, fechando assim a sua única participação na competição.
Também em 1997, o clube conquistaria o Campeonato Acreano, eliminaria o Goiás (venceu o primeiro jogo no José de Melo por 1x0, e no segundo jogo perdeu por 2x1 no Serra Dourada, conseguindo a classificação para a próxima fase) e venceria o Flamengo (2x1 em casa), ambos pela Copa do Brasil, e terminaria na oitava colocação na classificação geral da competição, sua melhor participação.
Esta é uma vista do estádio do Rio Branco, do Acre
Queda e Reestruturação
Depois do auge, veio a queda. O Rio Branco passou por uma tremenda reformulação e não conseguiu forças para continuar crescendo no cenário nacional. O clube acumulou dívidas e não conseguia repetir os bons resultados, chegando até a desistir de participar do Campeonato Brasileiro da Série C por motivos financeiros em algumas edições. Somente a partir de 2002, o Estrelão voltou a se impor na região.
Entre 2002 e 2005, o Estrelão sagrou-se tetracampeão estadual, o primeiro e único desde a profissionalização do futebol local. Em 2007, conquistou o Campeonato Acreano com uma campanha impecável, vencendo os dois turnos do campeonato de forma invicta.
Entre 2007 e 2009, o clube fez belíssimas campanhas pela série C do Campeonato Brasileiro. Em 2007, o Estrelão chegou à terceira fase da competição. Em um grupo com ABC-RN, Bahia e Fast-AM, o Rio Branco acabou perdendo a vaga para o octogonal final no número de gols marcados para o Bahia, em meio de muita polêmica. A equipe terminaria na 10ª colocação na classificação geral da competição.
2010 - 2011
O Estrelão começou bem a temporada 2010, conquistando seu 26º título estadual e a vaga para a Copa do Brasil 2011. Porém não fez uma fazendo boa campanha no Campeonato Brasileiro. O clube elaborou um projeto em busca tão sonhado do acesso, contratando jogadores experientes como o goleiro Marcelo Cruz (ex-Bahia,Coritiba, Fortaleza e Nacional-POR), o zagueiro João Vitor (ex-Paraná Clube), e os atacantes Marcelo Maciel (ex-Remo, Paysandu e Guarani), Valdir Papel (ex-ABC, Fortaleza, Sport e Vasco) e Marcelo Brás, ídolo da torcida alvi-rubra, vice-artilheiro da Série C pelo clube em 2008 e que estava no futebol sul-coreano, além do retorno do treinador Tarcísio Pugluesi, que comandou o clube no Octogonal Final da Série C em 2008, e que estava no Luverdense-MT. No entanto os resultados não foram satisfatórios, fazendo com que a diretoria decidisse demitir toda a comissão técnica e mais 5 jogadores pelos péssimos resultados obtidos no primeiro turno, incluindo o veterano Valdir Papel.
O Rio Branco estava no Grupo A da Série C, junto com os times: São Raimundo-PA, Águia de Marabá-PA, Paysandu-PA e Fortaleza-CE.
O Alvirrubro terminou o primeiro turno como o lanterna do seu grupo, com 2 empates e 2 derrotas. Já no segundo turno, com nova comissão técnica, a equipe enfim se encaixou, conseguindo 2 vitórias e 2 empates, fazendo a segunda melhor campanha do segundo turno entre todos os clubes da competição. Porém a reação foi tardia, e o time acabou apenas permanecendo na Série C de 2011.
Em 2011, o Rio Branco entrará em campo para jogar 3 torneios: Copa do Brasil, Campeonato Acreano e a Série C do Brasileirão. No Estadual, a equipe vai em busca do bicampeonato e de seu 41º título estadual. A primeira partida foi contra o Náuas, no dia 13 de Março, na inauguração do Estádio Arena Juruá, em Cruzeiro do Sul, onde o Estrelão venceu o Cacique do Juruá por 2x1.
Pela Copa do Brasil, o Rio Branco enfrentou o seu antigo parceiro, o Atlético-PR, na primeira fase da competição. Na primeira partida, o Estrelão se saiu vitorioso pelo placar de 2x1 na Arena da Floresta. Já no jogo de volta, o Rio Branco acabou perdendo por 3x1 na Arena da Baixada, e acabou sendo eliminado da competição, ficando em 35º na classificação geral da competição.
Na Série C, o Rio Branco está no Grupo A, ao lado de Águia de Marabá-PA, Araguaína-TO, Luverdense-MT e Paysandu-PA. Sua estréia está marcada para o dia 23 de Julho, contra o Paysandu, em Belém.
O impecável estádio da Arena receberá jogos da Série C
Arena da Floresta
A Arena da Floresta é um estádio de futebol pertencente ao governo do Estado do Acre e localizado no município de Rio Branco, capital do Estado.
A Arena da Floresta é palco de times acreanos na disputa do Campeonato Acreano, de jogos do Campeonato Brasileiro da Série C e da Copa do Brasil.
Cada vestiário possui capacidade para acomodar 20 atletas, além da área de aquecimento de 40m². O estádio ainda tem em funcionamento dois elevadores (mais seis ainda estão em construção), duas tribunas de honra e oito camarotes. Em 2007, foram compradas e instaladas pelo governo do estado cerca de 14.000 mil cadeiras, deixando o estádio com 100% de suas acomodações com cadeiras. Essas cadeiras foram instaladas em design moderno, com mosaicos e desenhos de figuras lendárias da Amazônia e de seus animais, nas cores da bandeira acreana: verde, vermelho e amarelo. Além disso, já estão funcionando catracas eletrônicas em todos os setores de acesso ao estádio, que auxiliam na entrada dos torcedores. Sistemas de suporte dão capacidade para câmeras móveis, utilizadas já na inauguração do estádio.